Laboratório Virtual

O Laboratório Virtual do IMECC é um conjunto de computadores que podem ser utilizados pelos usuários do instituto para rodar remotamente programas e simulações que requerem tempo relativamente alto de processamento (para os quais é inconveniente o uso dos laboratórios físicos).

O laboratório está constituído, no momento pelos seguintes equipamentos:

Hostname Processador

Núcleos/

Threads

RAM

Sistema

Operacional

host05.lv.ime.unicamp.br Intel Core i7-3970X @ 3.50GHz 6/12 32GB Debian Testing
host06.lv.ime.unicamp.br Intel Core i7-3970X @ 3.50GHz 6/12 32GB Debian Testing
host07.lv.ime.unicamp.br Intel Core i7-3970X @ 3.50GHz 6/12 32GB Debian Testing
 

Requisitos para uso do serviço

  • O serviço está disponível apenas para os professores e alunos de pós-graduação do IMECC. O usuário interessado deve solicitar a liberação do serviço para a sua conta à Informática, através do e-mail informatica@ime.unicamp.br.
  • O solicitante precisa ter uma conta ativa no sistema de computadores do IMECC (mesma conta utilizada para o acesso aos laboratórios de informática do Instituto).
  • Para acesso ao sistema, o usuário necessita de um computador com um aplicativo cliente de SSH instalado. Equipamentos Windows 10 ou superior, Linux e MacOS já dispõem nativamente do aplicativo OpenSSH, que implementa esse serviço. Para usuários de sistemas Windows (mesmo Windows 10), recomendamos o uso do software Bitvise SSH Client, pois além de prover uma interface gráfica também dispõe de aplicativos para a transferência de arquivos entre os equipamentos local e remoto.
  • Para acesso ao sistema a partir de endereços externos à rede do IMECC, é necessário configurar o serviço de VPN da rede da Unicamp, conforme instruções do CCUEC/Unicamp, disponíveis na página Acesso Remoto Seguro - VPN.

 

Acesso ao Sistema

O acesso aos equipamentos do Laboratório Virtual é feito através do serviço de SSH (Secure Shell). Por meio desse serviço, o computador cliente (equipamento do usuário) realiza uma conexão segura (criptografada) para um dos equipamentos do laboratório, a sua escolha. Para iniciar uma sessão proceda da seguinte forma:

  1. Para acesso a partir de endereços externos à rede do IMECC, inicialize o serviço de VPN no computador.
  2. Escolha o equipamento ao qual deseja se conectar na lista acima.
  3. Abra uma janela de terminal em seu computador e digite o comando:
     
    ssh -l <username> <hostname>
    onde o marcador <hostname> deve ser substituído pelo hostname do equipamento escolhido acima e o marcador <username> deve ser substituído pelo login da sua conta no IMECC (i.e., login da conta usada para acesso aos laboratórios de informática do IMECC).

    Se a conexão for bem sucedida, será solicitada a senha da sua conta. Ao autenticar-se, o sistema retornará uma mensagem de apresentação, seguida do prompt de comandos, como exibido na imagem abaixo.

 

Softwares Disponíveis

Estão disponíveis nos equipamentos do Laboratório Virtual os principais softwares utilizados nos laboratórios de informática do Instituto, tais como:

  • Matlab
  • Mathematica
  • R
  • Compiladores C, Fortran, etc., que acompanham a distribuição Debian Linux.

Softwares adicionais podem ser instalados sob demanda, desde que sejam de uso livre ou estejam devidamente licenciados. A solicitação de instalação deve ser feita por e-mail para informatica@ime.unicamp.br.

 

Trabalhando com arquivos

Os equipamentos do Laboratório Virtual utilizam um sistema de arquivos próprio para armazenar os arquivos dos usuários. Esse sistema deve ser utilizado apenas para o armazenamento temporário dos arquivos de entrada e saída dos programas e simulações e devem ser transferidos para outros locais e removidos do sistema assim que não forem mais necessários.

O diretório de trabalho (home) dos usuários é o mesmo em todos os equipamentos do cluster. Portanto, arquivos que são copiados para o seu diretório de trabalho em um equipamento, ou arquivos gerados pela execução de um programa em um equipamento, serão visíveis em todos os demais. Assim, ao rodar um mesmo programa ou simulação em mais de um equipamento, assegure-se de diferenciar os nomes dos arquivos de saída de cada instância.

Há várias maneiras de realizar a transferência de arquivos entre o seu equipamento local e os equipamentos do cluster, a começar pelos aplicativos scp e sftp que acompanham o software o software OpenSSH. Estão disponíveis também programas gráficos como o Filezilla (multiplataforma) e o WinSCP (Windows). Para sistemas Windows, sugerimos a utilização do aplicativo de transferência de arquivos que acompanha o software Bitvise SSH Client.

Responsável pelas informações nesta página: